Qual deles combina com você? (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Se tivesse que escolher um e somente um esportivo entre os três mostrados nestas páginas, qual seria a sua opção? Toda vez que fazemos um comparativo com carros altamente desejáveis sempre vem alguém com essa pergunta.
AMG tem tração integral (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Normalmente é difícil escolher somente um. Neste comparativo, Audi RS 3, BMW M240i e Mercedes-AMG CLA 45 têm tudo para agradar quem busca um modelo médio com desempenho esportivo. Mas cada um possui sua receita própria para satisfazer o motorista.
BMW usa tração traseira (Christian Castanho/Quatro Rodas)
À primeira vista, as diferenças surgem já nas carrocerias. Derivado do A3, o RS3 é um sedã típico. O 240i é um cupê. E o CLA 45 é, por definição, um cupê de quatro portas. Além da carroceria, porém, há outras características que valem ser confrontadas.
R3 traz kit de spoiler, saia e aerofólio (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Usando critérios objetivos, nós chegamos ao nosso escolhido, baseados no projeto mais eficiente. Mas você não precisa concordar conosco se valorizar mais determinados aspectos em detrimento de outros ou se nutrir paixão por uma das marcas. Agora vire a página e descubra se seu escolhido é o vencedor.
Carroceria tem perfil de cupê e quatro portas (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Dos três esportivos alinhados aqui, o CLA é o dono da cabine mais bem trabalhada nos detalhes de acabamento. É difícil eleger um item que monopolize as atenções de tão numerosos e chamativos que são.
Há os cintos de segurança, as costuras dos bancos e do volante e os frisos do painel na cor vermelha, o grafismo na parte central do painel e os pedais metálicos, entre outros.
O acabamento é caprichado, mas o espaço é apertado na traseira (Christian Castanho/Quatro Rodas)
No que diz respeito aos equipamentos, o CLA acompanha o elevado padrão de conteúdo dos rivais com itens como faróis full-led, central multimídia, ar-condicionado dual zone e sensores de chuva, luz e estacionamento. Mas o Mercedes é o único a contar com piloto automático adaptativo.
Mostradores imitam fibra de carbono (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Empurrado pelo motor 2.0 de quatro cilindros turbo, de 381 cv, e câmbio automatizado de sete marchas, o CLA demonstrou na nossa pista que não é apenas bonito e bem equipado: ele andou junto com o BMW, que traz motor turbo de seis cilindros em linha de 340 cv e câmbio de oito marchas.
Motor gera 381 cv de potência a 6.000 rpm (Christian Castanho/Quatro Rodas)
No 0 a 100 km/h, o CLA cravou o tempo de 5 segundos, enquanto o M240i conseguiu 5,1. O Audi RS 3 foi o mais rápido, no entanto. Com seu motor 2.5 de cinco cilindros e 400 cv acoplado ao câmbio automatizado de sete marchas, ele foi de 0 a 100 km/h em 4 segundos.
Como nossa pista não permite velocidades tão altas, nós não pudemos medir as máximas, mas, de acordo com as fábricas, Mercedes e BMW atingem 250 km/h e Audi chega aos 280 km/h.
Nova geração a caminho
Ao volante, o AMG é o mais confortável dos três, com sua direção mais indireta e a suspensão macia, mesmo quando se opta pelo modo de condução Sport+. Apesar dos pontos positivos, o Mercedes fica em terceiro lugar no comparativo por conta de outras características que pesaram contra ele.
o AMG é o mais confortável dos três (Christian Castanho/Quatro Rodas)
O CLA é dono do menor espaço interno. Na distância para pernas de quem viaja no banco detrás, por exemplo, ele oferece 68,8 cm, enquanto o BMW entrega 83,8 cm e o Audi, 89,2 cm. Na altura, a situação se repete.
Na distância para pernas de quem viaja no banco detrás ele oferece 68,8 cm (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Apesar das quatro portas (ausentes no BMW), a linha de teto do CLA baixa exige cautela no acesso à cabine por parte de quem se acomoda atrás.
Por fim, o terceiro lugar se deve ainda pelo fato de o CLA custar mais que seus pares. Ele sai por R$ 351.900 ante R$ 329.990 do RS3 e R$ 289.950 do 240i. Além disso, esse Mercedes ainda está às portas de mudanças.
Rodas pretas são de 19 polegadas (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Protótipos de sua nova geração já foram flagrados em teste, na Alemanha, onde a estreia é esperada para o final de 2019, como linha 2020. O CLA é derivado do hatch Classe A, que foi renovado este ano.
Carroceria cupê confere ar esportivo ao veículo (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Apesar de disputar o mesmo consumidor que o CLA 45, o M240i segue conceitos opostos aos dos rivais em diversos aspectos. Começa pela carroceria cupê de duas portas cujo design musculoso transpira esportividade.
Por dentro, assim como o Mercedes, o BMW também recebeu adereços coloridos que identificam a versão esportiva, como a costura dos bancos, que no M240i é azul, e o emblema M da divisão de preparação Motorsport na base do volante.
Banco de couro têm costuras na cor azul, da Motorsport (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Mas o BMW é bem mais discreto e despojado, chegando a desapontar quem espera um pouco mais de luxo a bordo. Essa sensação surge, por exemplo, em relação ao plástico duro do painel.
O M240i é tão bem equipado quanto os outros modelos deste comparativo. O BMW é o único a ter serviço de monitoramento e concierge, por meio do ConnectedDrive, na central multimídia.
Instrumentos reúnem sinais digitais e analógicos (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Temperamento esportivo
O fato de ter apenas duas portas dificulta o acesso ao banco detrás, mas no espaço interno da cabine o M240i conta com medidas internas mais amplas que as dos concorrentes (CLA e RS 3) na maioria das posições.
o espaço interno da cabine o M240i conta com medidas internas mais amplas que as dos concorrentes (Christian Castanho/Quatro Rodas)
O Mercedes leva vantagem apenas na capacidade do porta-malas. O CLA comporta 470 litros, enquanto no M240i cabem 390 litros e no RS 3, 315 litros.
Ao volante, o BMW também apresenta um comportamento sempre mais esportivo, com a direção mais direta e pesada e a suspensão mais firme e fechada.
Na pista, como já revelado no texto do Mercedes, os dois andaram juntos, com o tempo de 5 segundos nas acelerações de 0 a 100 km/h e de 2,5 segundos nas retomadas de 60 a 100 km/h. Até no consumo houve equilíbrio entre eles.
BMW tem rodas aro 18 (Christian Castanho/Quatro Rodas)
O M240i ficou com as médias de 9,6 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada contra 9,4 km/l e 13,6 km/l do CLA, respectivamente. O Audi, que foi o mais rápido na pista, ficou com as piores médias de consumo: 8,3 km/l, no ciclo urbano, e 12,8 km/l, no rodoviário.
Motor gera 340 cv de potência a 5.500 rpm (Christian Castanho/Quatro Rodas)
O pior resultado do M240i aconteceu nos testes de frenagem. Vindo a 80 km/h, ele parou em 28,3 metros, enquanto o Mercedes freou em 25,7 metros e o Audi em 24,2 metros.
Pela somatória de pontos altos e baixos apresentados, o M240i chega ao final do comparativo em posição intermediária diante dos rivais.
Derivado do A3, o RS 3 é um sedã típico (Christian Castanho/Quatro Rodas)
O RS 3 vence o comparativo porque é dono do melhor conjunto. Tanto na pista quanto no uso diário, ele se apresentou como o mais equilibrado e versátil.
Seu sistema de seleção de modos de condução realmente o torna confortável no modo Comfort e nervoso no modo Sport. Seu motor tem força de sobra para lhe permitir rodar com tranquilidade no dia a dia e entregar respostas arrebatadoras quando desejado.
Quadro de instrumentos configurável é 100% digital (Christian Castanho/Quatro Rodas)
O 2.5 turbo de cinco cilindros gera mais potência que os motores dos rivais, tendo o BMW um 3.0 turbo de seis cilindros e o Mercedes, um 2.0 turbo de quatro cilindros. O resultado disso se viu na pista, onde o RS3 superou os rivais com o tempo de 4 segundos de 0 a 100 km/h.
Motor gera 400 cv de potência a 5.850 rpm (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Nos demais sistemas, como suspensão (McPherson na frente e multilink atrás), freios (disco ventilado) e direção (elétrica), os três esportivos adotam as mesmas configurações. Em relação aos pneus, Audi e BMW usam medidas diferentes entre os eixos.
Painel digital é configurável (Christian Castanho/Quatro Rodas)
No caso do RS 3 os pneus são 255/30 R19 (na frente) e 235/35 R19 (atrás). No do M240i, são 225/40 R18 e 245/35 R18, respectivamente. A Mercedes optou pelo mesmo tamanho nas quatro rodas: 235/35 R19.
Rodas aro 19 têm acabamento diamantado (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Força nas rodas
Outra diferença técnica está nos sistemas de tração. O RS 3 tem a tração integral Quattro, que distribui o torque na razão de 40/60 entre os eixos dianteiro e traseiro, podendo variar de 15/85 a 70/30, dependendo do caso.
O sistema da Mercedes é o 4Matic que, no modo Normal, divide a força na razão de 100/0, dianteira e traseira, mas pode chegar a 0/100. O do BMW é 100% traseiro. Graças aos pneus de medidas diferentes e ao sistema de tração integral, o RS 3 se revelou o tempo todo na mão, com mais estabilidade que os rivais (e menor necessidade de intervenção do ESP).
Espaço interno do Audi é confortável, ficando em um nível intermediário (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Derivado do A3 Sedan, o RS 3 precisou de ornamentos para se tornar visualmente mais esportivo. Por fora, recebeu spoiler, saias e aerofólio; por dentro, um friso de fibra de carbono.
Seu espaço interno é confortável, ficando em um nível intermediário, entre a amplitude do BMW, que tem 105,4 cm para as pernas do motorista, e a exiguidade do Mercedes, com 90,4 cm para a cabeça de quem viaja atrás. Nessas medidas, o Audi conta com 104,6 cm e 92,5 cm, respectivamente. Mas ele se destaca no acesso ao banco traseiro, o melhor de todos.
O Audi se destaca no acesso ao banco traseiro (Christian Castanho/Quatro Rodas)
O cockpit virtual é seu único item exclusivo. Mas faz o painel dos outros, que reúnem instrumentos digitais e analógicos, parecerem peça de museu. Nesse aspecto, os alemães da Audi foram imbatíveis.
O RS 3 custa menos que o CLA, é mais confortável que o M240i (sem perder esportividade) e tem melhor desempenho e comportamento dinâmico que os outros dois.