O inédito Toyota Yaris cresceu tão rápido que já impactou nas vendas do Etios (Christian Castanho/Quatro Rodas)
“Me dê um mês completo de vendas e lhes mostrarei do que sou capaz”, poderia dizer o Toyota Yaris.
O último lançamento da marca foi o maior destaque do mercado em julho, com um crescimento de 1.380%, segundo a Fenabrave.
É um número impactante, mas que merece uma ressalva. As 208 unidades vendidas em junho não refletem o resultado do mês todo, já que o japonês teve a contagem de poucos dias.
Em julho, o hatch compacto emplacou 2.872 unidades, índice próximo ao Fox (3.127). O crescimento indica que ainda há espaço para subir no ranking, mas antes disso o Yaris já começou a influenciar os rivais.
A chegada do Yaris já fez com que algumas versões do Etios, como a Platinum, saíssem de linha (Toyota/Divulgação)
O mais impactado no momento é o Etios, que despencou de 2.907 unidades em junho para 1.790 no mês passado.
Vale lembrar que a própria Toyota se antecipou a essa possível canibalização, tirando de linha as versões mais caras do hatch.
No topo da tabela o Chevrolet Onix segue na liderança sem ser incomodado pela concorrência.
A segunda posição geral, porém, foi alterada. Sai o Hyundai HB20 (9.124 unidades) e entra o Ford Ka (9.558).
O crescimento do compacto fabricado em Camaçari (BA) acontece no momento em que a marca promoveu uma atualização no hatch (e no Ka sedã), com destaque para a inclusão do câmbio automático.
O Virtus segue no topo dos sedãs compactos premium mais vendidos (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Entre os sedãs não houve surpresas e Chevrolet Prisma, Volkswagen Virtus e Toyota Corolla seguem no topo de seus segmentos.
O médio japonês, porém, é o único três-volumes a figurar entre os dez mais vendidos em julho.
O Compass foi o único SUV que se manteve entre os dez mais vendidos em julho (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Outro segmento que perdeu representatividade no ranking geral no mês passado foi o de SUVs. No Top 10 de julho o segmento foi representado somente pelo Jeep Compass, que cresceu em relação a junho e registrou 5.360 unidades vendidas.
A recém-lançada série especial Edição Comemorativa 1 Million pode alavancar ainda mais as vendas do Hyundai Creta (Divulgação/Hyundai)
Entre os utilitários esportivos o outro destaque é do Hyundai Creta. O modelo, que acaba de ganhar uma série especial, subiu 45% em julho e ficou na vice-liderança entre os SUVs, com 4.238 veículos vendidos.
O volume total de vendas de veículos e comerciais leves em julho registrou aumento não só em relação a junho, mas também em comparação com o mesmo período do ano passado.
A alta de julho para junho foi de 6,9%, enquanto em relação a julho de 2017 o crescimento foi de 16,6%. A melhora nas vendas este ano segue constante, e o volume de vendas no acumulado do ano foi de 14,2%.