Motores modernos e versões mais caras, como a Sporting, darão adeus na linha 2019 do Uno (Divulgação/Fiat)
A próxima geração do Uno terá avanços significativos, como o retorno da mítica versão turbo.
Mas antes das melhorias, o hatch mineiro enfrentará alguns retrocessos.
De acordo com o jornalista Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, o novo Uno 2019 será simplificado em equipamentos e motorizações para ficar mais barato.
A família Firefly usada até então no Uno é uma das mais modernas da categoria no Brasil (Divulgação/Fiat)
A mudança mais notória é a saída dos modernos motores Firefly de três e quatro cilindros (os mesmos que hoje equipam Mobi e Argo).
Essa linha de motores, que dará origem às futuras versões turbo de Uno, Argo e Cronos, será substituída pelo antigo Fire.
Esse 1-litro veterano estreou no Brasil em 2000 e havia saído de linha do catálogo na última reestilização do Uno, em 2016.
Em relação ao 1.0 Firefly atual, o Fire tem menos potência (com etanol), torque e gasta mais combustível. Veja as diferenças abaixo:
*fonte: Programa Brasileiro de Etiquetagem
Versão única da linha 2019 será simplificada e terá apenas itens básicos (Divulgação/Fiat)
A mudança vai além da troca de motores e incluirá o retorno da direção hidráulica, menos eficiente que o sistema eletroassistido usado atualmente.
É possível também que Start-Stop, ESP e sistema de monitoramento de pressão dos pneus não estejam mais disponíveis.
O Uno também deve passar por uma pequena mudança visual.
As mudanças são similares à que a Fiat fez com o antigo Mille Fire, que foi simplificado para ser mais barato (Divulgação/Fiat)
A lista de equipamentos disponíveis será reduzida, bem como a oferta de itens de série – como direção assistida e ar-condicionado.
Esses dois passarão a ser opcionais.
As versões Way, Drive e Sporting sairão de linha e darão lugar a um pacote único, como o que foi feito com o novo Gol.
Atualmente Mobi e Grand Siena são os únicos carros da Fiat a ainda oferecerem o 1.0 Fire.
Com as mudanças, a expectativa é posicionar o novo Uno 2019 abaixo dos R$ 40 mil.
É uma transformação curiosa, pois o Mobi deveria ser o carro de entrada da marca. A partir do ano que vem, o Uno deve retomar sua tradicional posição.