A Anfavea, associação das fabricantes de veículos, afirmou nesta quarta-feira (30), que a maior parte das montadoras irá retomar a produção na próxima segunda-feira (4).
A produção de veículos do Brasil está parada desde a última sexta-feira, por conta da greve dos caminhoneiros. Com a paralisação, as fábricas do país não estão recebendo peças de seus fornecedores, e também não conseguem escoar a produção para as concessionárias.
A Anfavea não especificou quais fabricantes irão retomar as atividades, mas diz que a volta aos trabalhos será de forma gradual.
Vendas em queda
Com a produção paralisada, a venda de veículos também acabou prejudicada, apesar dos estoques das lojas.
Sérgio Zonta, vice-presidente da Fenabrave, a associação das concessionárias, estima que os emplacamentos de maio devem cair consideravelmente.
"O emplacamento diário, por exemplo, passou de 10 mil a 11 mil veículos, para cerca de 7 mil veículos. Não posso afirmar que vai ser menor do que em 2017. Mas não vai ser um bom número", disse.
Em maio do ano passado, a média diária de emplacamentos foi aproximadamente 8,6 mil unidades, e, em abril, de 10 mil exemplares.
A entidade deve divulgar os números consolidados de maio na próxima sexta-feira (1).
Zonta afirmou que o abastecimento das concessionárias deve ser normalizado, "se tudo der certo, em 15 ou 20 dias."