Modelo alemão já supera os rivais do segmento nas vendas (Divulgação/Volkswagen)
Após o fim do primeiro trimestre de 2018, alguns modelos mostram se terão fôlego ou não para continuar entre os mais vendidos do Brasil e outros, recém-lançados, começam a se destacar.
Porém, no mês de abril, destaque para a forte presença de três marcas entre os dez mais vendidos.
Chevrolet, Volkswagen e Renault emplacaram, cada uma, dois modelos no top 10. Hyundai, Ford, Fiat e Toyota completam a lista.
A marca francesa manteve o Kwid, sua principal aposta, no quinto lugar pelo terceiro mês seguido.
Em abril foram 6.616 emplacamentos, o segundo melhor mês do modelo desde seu lançamento.
E, além do subcompacto, a Renault conseguiu levar o Sandero, com 5.814 registros, ao top 10 novamente. Sexto colocado entre os mais vendidos em 2017, o modelo não sabia o que era ficar entre os 15 mais emplacados neste ano.
A marca alemã também vai bem. O Polo se mantém como o Volkswagen mais vendido do Brasil com 5.818 emplacamentos e o sétimo lugar no fechamento de abril.
Em seguida, o Gol fecha o top 10 com 5.449 registros. Um dos modelos mais antigos da marca no país, o hatch ganhará em breve câmbio automático de seis marchas.
O Virtus também manteve o desempenho sólido para se firmar no topo de seu segmento.
O sedã emplacou no mês de abril 3.862 unidades e já aparece em 18° na parcial do mês e em 23º no acumulado.
Os números do sedã da VW superam os dos grandes rivais Fiat Cronos (3.382), Chevrolet Cobalt (1.284) e Honda City (1.454).
Entre todos os três-volumes, o Virtus só perde para o Chevrolet Prisma (6.635) e o Toyota Corolla (5.664).
Sem nenhum adversário no retrovisor, Onix caminha para o quarto ano na liderança dos mais vendidos (Divulgação/Divulgação)
Além do já citado Prisma, a Chevrolet conta com o soberano Onix, que caminha a passadas largas para o quarto ano seguido de liderança no mercado.
Em abril, o hatch fabricado em Gravataí (RS), teve o seu melhor mês de 2018 com 16.617 unidades e acumulou 58.390 vendas no ano.
Vale destacar que no início do ano o Onix com reforços estruturais ganhou três estrelas no teste de impacto do Latin NCAP – antes o modelo tinha zerado no teste.
E no mês seguinte, ganhou a nova versão automática Advantage, que já entrou na disputa com o Etios entre os automáticos mais baratos do Brasil.
Logo atrás, HB20 e Ka continuam travando uma disputa mês a mês pela vice-liderança. Em abril foi a vez do hatch sul-coreano ficar à frente. Foram 9.606 do Hyundai, contra 8.764 do modelo da Ford.
No acumulado a vantagem também é do HB20 – são 828 unidades a mais.
Após a Jeep reduzir os preços o Renegade volta a vender bem (Divulgação/Jeep)
O Renegade é um ótimo exemplo do poder do consumidor para influenciar os preços.
Em janeiro de 2018, a Jeep aumentou os valores sugeridos do SUV em até R$ 2.000, e a resposta do mercado foi imediata: um início desastroso para o modelo, tendo média de 2.300 emplacamentos entre janeiro e fevereiro.
Dois meses depois, a marca voltou atrás e reduziu a etiqueta em até R$ 3 mil e o modelo voltou a superar as 4 mil unidades mensais.
Em abril, o melhor mês do SUV, foram 4.462 emplacamentos e o segundo lugar no segmento.
Já o Kicks, líder dos SUVs em março, aparece em quarto no mês de abril com 3.701 registros, ficando atrás também do Creta, que emplacou 3.785 unidades.
O Honda HR-V perdeu o fôlego no último mês, mas ainda aparece em segundo no acumulado com 16.354 vendas.
O Compass voltou a liderar em abril com 4.606 registros e segue à frente no geral com 17.584 modelos vendidos.
A Fiat Strada é o carro mais vendido da Fiat no Brasil (Divulgação/Fiat)
Nas picapes, a Strada segue isolada com 6.357 unidades emplacadas e o 6° lugar no ranking.
A Toro recuperou a vice-liderança com 5.141 unidades vendidas.
Entre as médias, a Hilux segue à frente com 3.221 registros em abril, contra 2.418 da S10.
No acumulado a picape da Toyota também começa a abrir vantagem: são 2.081 unidades a mais vendidas em relação ao modelo da Chevrolet.
Confira a tabela com os 50 mais vendidos em abril: