Correia dentada
Equipamento fundamental para o
funcionamento do motor de seu veículo, a correia dentada pode trazer grandes
prejuízos e dores de cabeça ao proprietário do veículo caso não seja realizada
a sua troca no tempo correto, além de poder te deixar com o carro parado no
meio da rua ou estrada.
A correia dentada é responsável por
coordenar o funcionamento das válvulas em sincronia com o movimento dos pistões
do motor, fazendo com que a válvula seja aberta no momento em que o pistão
desce e feche quando o pistão sobre, caso a correia se rompa, acontece o famoso
atropelamento de válvula, onde pistão pode colidir com a válvula causando uma
possível quebra no cabeçote, pistões ou camisa de pistão fazendo com que o
motor pare de funcionar imediatamente, ficando assim o motorista no meio do
caminho além é claro de deixar uma conta bem salgada para pagar se quiser
consertar o estrago.
Quando trocar a correia dentada?
Já sabemos o que pode acontecer se
não trocarmos a correia dentada, mas quando realizar a troca da correia dentada?
O recomendado é com 50 a 60 mil quilômetros na maioria dos motores GM e Fiat,
80 mil quilômetros nos motores Renault e 90 mil quilômetros nos motores
Volkswagen ou 5 anos (o que ocorrer primeiro), porém é sempre importante
verificarmos o plano de manutenção do veículo no manual do proprietário para sabermos
qual a quilometragem correta. Alguns motores novos da Fiat (E.torQ) e motores
GM (Ecotec), ford (Zetec e todos os atuais), honda, Toyota... todos esses não
utilizam correia dentada e sim corrente de comando. Nesses casos a troca se faz
necessária aos 100.000km em média
Tensor da correia dentada, devo
trocar também?
Sim, é sempre recomendável trocar o
tensor da correia dentada, ou polia do esticador, junto com a correia, para
evitar com que o tensor trave, fazendo com que a correia dentada arrebente e
aconteça o atropelamento de válvula citado anteriormente.
O tensor da correia dentada é uma
peça acessível de 70 a 180 reais dependendo do modelo. Se trocado em conjunto
com a correia dentada é provável que seu mecânico nem cobre o serviço à parte.
Mas
caso você seja teimoso e mesmo após ler esse artigo faça uma troca de correia
dentada e não troque o tensor, saiba que terá de comprar outra correia, gastar
com o serviço para a troca novamente caso o tensor apresente problema e se ele
resolver travar ai a brincadeira pode ficar ainda mais cara.