A troca
das velas também deve obedecer aos períodos preconizados no manual do
fabricante, geralmente os motores Fiat e GM trabalham com intervalos de troca
em 30.000km rodados, Volkswagen e Ford a cada 40.000km e alguns carros
importados variam de 80.000 a 120.000km. (No manual do proprietário segue
informações sobre a troca). Na troca das velas, o mecânico deve consultar o
manual do veículo ou a tabela de aplicação disponível em autopeças e oficinas
mecânicas, para verificar qual é o modelo correto para o motor daquele veículo.
O reparador também deve orientar seu cliente a sempre abastecer em postos de
combustível de confiança. Combustíveis adulterados ou de procedência duvidosa
encurtam a vida útil destes componentes e podem provocar, entre outros
problemas, superaquecimento das peças e carbonização dos eletrodos. Já um cabo
de ignição danificado pode gerar problemas de interferências eletromagnéticas
e/ou fuga de corrente, causando falhas no motor, consumo excessivo de
combustível e problemas no catalisador. A Bosch recomenda que os cabos sejam
testados e revisados a cada 15 mil quilômetros.