Dicas

Na hora de abastecer, qual o melhor combustível a ser escolhido?

Na hora de abastecer, qual o melhor combustível a ser escolhido?

Quando você abastece seu carro, por qual tipo de combustível você opta? Gasolina comum, gasolina premium, aditivada ou álcool? E se o seu carro for movido a óleo diesel? Qual o melhor combustível, S-10, S-10 aditivado ou outro? Independente da escolha, poucos sabem a diferença entre esses tipos de combustível. Esse artigo conta com as principais diferenças entre eles e suas respectivas vantagens e desvantagens, para que você possa fazer a escolha certa na hora de abastecer. Vamos conferir?

 

Gasolina comum

Vantagens

É o tipo mais utilizado e barato. Ideal para carros populares, com desempenho mediano e guiados em cidades. Não há nenhum benefício extra para o carro ou para o motor do automóvel.

Desvantagens

Sem aditivos, com o passar do tempo esse combustível gera resíduos nas válvulas do motor, o que aumenta seu consumo, fazendo seu carro necessitar de mais gasolina. Além disso, este tipo de combustível eleva a taxa de emissão de poluentes.

 

Gasolina Aditivada

Vantagens

Indicada por especialistas, essa versão tem a mesma octanagem dos combustíveis comuns – cerca de 87 octanas -, porém tem aditivos com detergentes e dispersantes que limpam o motor, filtros e tubulações dos veículos, mantendo os bicos injetores limpos e, com isso, gerando mais energia e menos poluentes.

Desvantagens

Mais cara que a comum, esse combustível perde seu efeito de limpeza quando utilizado em exagero e seguidamente. É recomendado utilizá-lo uma vez a cada três ou quatro abastecimentos.

 

Gasolina Premium / Podium

Vantagens

Recomendada para carros esportivos e de alto desempenho. Possui também detergentes especiais como na aditivada. Sua elevada octanagem – acima de 90 octanas – faz com que os motores de alta potência, com maior taxa de compressão, tenham maior rendimento e o motor seja mais bem aproveitado. Esse combustível também emite menos enxofre durante a queima e, assim, causa menos impacto ambiental, já que polui menos.

Desvantagem

São mais caras e, dependendo do veículo, o combustível pode não ser bem aceito pelo motor e até mesmo apresentar um desempenho insatisfatório.

 

Álcool

Vantagem

Esta é outra opção barata para veículos leves, como carros e motos. Entretanto, é menos poluente do que a gasolina, pois é fabricado a partir da cana de açúcar e não do petróleo além de evitar a carbonização de alguns motores.

Desvantagem

O carro passa a consumir um pouco mais por quilômetro rodados, e por esta razão, compensa no bolso em geral quando está 70% mais barata do que a gasolina. Outro problema é na partida de alguns carros pela manhã, quando abastecido a álcool, o carro em tempo frio acaba demorando um pouco mais de dar a partida (mesmo com subtanque para a partida a frio abastecido). Nos carros mais novos, como modelos da Honda com tecnologia “Flex One” um conjunto de aquecedores presentes na linha de combustível entram em ação, elevando a temperatura da mistura ar/ combustível para garantir uma partida rápida e segura, mesmo em situações de baixa temperatura, eliminando o antigo problema do “Tanque Flex”.

Os engenheiros também alertam para o prazo de validade do etanol, que quando fica velho forma um gel no tanque de combustível. Além disso, o etanol é um combustível seco, não tem lubricidade. Por conta da falta de lubricidade, a Shell desenvolveu um aditivo para o etanol, que segundo a empresa cria uma película lubrificante capaz de proteger e reduzir o atrito entre as partes móveis do motor que entram em contato com o combustível. Portanto é importante escolher um posto com bandeira confiável para o abastecimento do seu carro, algumas redes de postos como Petrobrás, Shell e Ipiranga oferecem qualidade em seus produtos.



Para veículos com motores a diesel

 

Para esses tipos de motores, existem também opções variadas ofertadas no mercado. O combustível mais comum utilizado hoje em dia é o Óleo Diesel S-10, o uso desse produto nos motores a diesel fabricados a partir de 2012 com novas tecnologias para tratamento de emissões traz uma série de vantagens para o meio ambiente e para o seu veículo como redução de partículas poluentes e melhora na partida a frio. Além do Diesel S-10, o cliente de veículos movidos a esse combustível, pode optar por um Diesel Aditivado ou Podium, que apesar de serem um pouco mais caro, oferecem um sistema de filtragem mais eficiente além de porcentagens diferentes de cetano, o que melhora o desempenho na hora da combustão, não esquecendo também dos detergentes especiais que em longo prazo preservam melhor as partes móveis do motor.