Pneu calibrado corretamente tem pelo
menos mais 25% de vida útil. É muito comum calibrar os pneus a qualquer horário
do dia, em postos de combustível. Contudo, esse costume não é somente incorreto
como pode prejudicar a carcaça – a parte mais resistente do pneu, que retém o
ar sob pressão e suporta o peso total do veículo. Com esta parte da estrutura
prejudicada, a vida útil do pneu diminui.
Calibragem deve ser
realizada em locais especializados, de preferência pela manhã, com os pneus
frios. O problema do calibrador do posto de combustível é sua falta de precisão.
O calibrador precisa ser aferido semanalmente para ver se não tem partículas de
água nas mangueiras, que ficam funcionando o dia todo. O procedimento correto é
fazer a calibragem em empresas ou locais que comercializam pneus, onde o calibrador
passa diariamente pela sangria – a retirada do excesso de umidade no compressor
para que, durante o processo de calibragem, não seja repassado ar com água para
os pneus.
Mas há outro fator ainda mais
importante que contribui para a fadiga dos componentes: a calibragem com os
pneus aquecidos. A indicação, conforme Cláudia Marin, é calibrar somente quando
os pneus estiverem frios – ou seja, em geral, pela manhã –, porque as partículas
de ar dentro da câmara estão mais estáveis. “Se o pneu está aquecido, as partículas
estão agitadas, com mais pressão, e a oscilação é grande”, esclarece. Isso faz
com que a calibragem pareça uma coisa e seja outra: “Você põe a mangueira e dá
a impressão de que está colocando ar, mas na verdade está é saindo ar”. Ou
seja, você observa o calibrador marcando 28, mas a pressão está em 22, um valor
abaixo do recomendado.
Quanto maior a quantidade de carga,
mais ar deve ser colocado nos pneus, especialmente nos da parte traseira, para
evitar a fadiga dos componentes do material. A gerente ensina que, conforme o
peso da carga, é aconselhável às vezes que se ponha 2 a 3 libras a mais no
conjunto traseiro, especialmente quando se vai viajar. Embora a duração de um
pneu dependa de variáveis como peso de carga, temperatura e pressão, o uso correto
da calibragem garante a eles pelo menos 25% mais de vida útil, um percentual
que vale a pena ser considerado.
Os parâmetros recomendados para a
pressão variam de acordo com fatores como modelo do veículo, potência do motor
e índice de carga, além das recomendações do próprio fabricante. Em condições
normais, as recomendações de pressão são as seguintes:*
Fonte:
http://revista.pensecarros.com.br/noticia/2011/07/voce-sabia-que-e-melhor-calibrar-o-pneu-pela-manha-veja-dicas-3392672.html